sexta-feira, 27 de maio de 2011

PNC

Em todo lugar a gente encontra um pau-no-cu, não tem jeito, por mais que você fuja, cedo ou tarde irá se deparar com um...
Faz 3 semanas que comecei no trabalho novo, e, hoje, tive o desprazer de descobrir quem é o PNC da galera. A parte ruim é que ele é meu chefe. A parte boa, é que ele sai de férias semana que vem.
Vamos aos fatos.
Chego eu, no meu primeiro dia de trabalho in loco, no ponto para o qual fui designada. Supostamente, um chefinho ou a chefona do pedaço deveria me receber de braços abertos (ou não, dependendo do grau de paunocuzisse). Pois bem...
A chefona. não estava...
Quem me recebeu foi um cara muito gente fina, o Daniel, que havia sido promovido e mudaria de filial em 2 dias. Ele me apresentou à sub chefona, que, devido a ausência da Big Boss, estava sobrecarregada, mas fez as vezes de anfitriã e me apresentou a todos. Ela foi sucinta e cordial como manda o protocolo.
Nessas, conheci o carequinha pp. Nego mal olhou na minha, mas pensei, ok, what the hell...o cara não deve ter mesmo muitos motivos pra ser legal comigo.
Fui desovada no meu posto de trabalho, fiz amizades e comecei a absorver tudo o que era capaz.
Em uma semana, já dominava muito mais o trabalho do que qualquer outro novato que começara por ali.
Recebi elogios do cara que está me supervisionando, que por sinal é um QUE-RI-DO, assim mesmo, com letras garrafais!
Aí, hoje - 5º (QUINTO) dia in loco, o carequinha pp chega com toda sua polidez e diz:
"Quem te mandou chegar a essa hora? Você não pode fazer hora extra, você não sabe que eu não posso te pagar horas extras?"
Oi, tudo bem? Então...é a vc que eu me reporto? Que legal...Muito bom te conhecer, receber suas orientações e ser advertida com tamanha delicadeza e profissionalismo.
O alarme de PAUNOCU gritou...o cara sequer havia se apresentado a mim e, em 5 dias, não soube dizer "Bom dia, fulana" .
Um chefe que não fala com sua funcionária nem pra dizer a ela quais são seus horários, funções e o que se espera dela, chega, no 5º dia de trampo dela, querendo comer - lhe o rabo por algo que ELE deveria ter explicado e não fez! Ta aí a aplicação perfeita de PNC.
Eu poderia até pensar que ele não foi com a minha cara, e que está tendo que me engolir pq, apesar de eu me reportar a ele, não é ele quem decide ou não a minha permanência na empresa...Mas não...o cara foi PNC mesmo!
Ele simplesmente sairá de férias semana que vem, então, negligenciou a parte de orientar a nova funcionária, afinal, foda - se, ela se vira e descobre o que está fazendo aqui. Eu tenho mais o que fazer, tenho roteiro de viagem pra planejar....Quem o substituir que aguente o B.O..
Todo mundo ficou com aquela cara de Q, tentando me convencer que ele é gente boa, e que está apenas estressado.
Ok, E DAÍ? Foda - se o teu stress...você não sabe o que eu vivo, o que eu passo, sabe? Então...não sabe, pq não é da sua conta e eu não desconto em você nem no meu trabalho, simples assim. Todos os dias, você me verá sorrindo, linda, maquiada e sendo o mais prestativa possível, como sempre fui em toda a minha vida profissional.
Sim, eu sorri pra ele, pedi desculpas, disse que não foi intencional e que não faria novamente. Pedi desculpas e disse que devo ter entendido errado as regras de horários que ninguém me passou (sim, eu tinha que dizer que ele não cumpriu com o caralho do dever dele) e voltei a trabalhar.
Faz parte do meu profissionalismo manter a calma, o bom humor e, principalmente a educação, mesmo quando alguém faz algo que eu abomino.
Neste caso, o cara descontou seu stress em mim, negligenciou com a própria função de gerir sua funcionária e, ainda foi extremamente rude ao me advertir.
Há uma SÉRIA diferença em perguntar "quem te mandou chegar a essa hora?" e "Por que você fez 49 min de hora extra ontem?"
Se a pergunta em questão fosse a segunda, eu diria que fui embora assim que fiz o último atendimento, ele explicaria que eu não posso bater o ponto antes do horário de entrada - MESMO QUE EU COMECE A TRABALHAR ANTES DO HORÁRIO - e, eu perguntaria exatamente qual é meu horário e como devo proceder...tipo, hey you, mande em mim, babe!
Mas não, ele fez a primeira pergunta...como se eu fosse malandrona e há séculos fizesse o horário que eu bem entendesse...
Mas pera aí....
Chefona, sub chefe, ou carequinha pp, algum de vocês disse qual era o meu horário? Ah é...NÃO.
No meu treinamento foram claríssimos que o horário sofria variações de ponto para ponto de acordo com a gerência.
Se eu chego lá, e ninguém da gerência define meu horário, então, estaria eu errada se fizesse o horário que eu bem entendesse?
Carequinha pp assinou seu atestado de PNC genuíno quando, após a briga não se deu ao trabalho de definir meu horário...ó que lindo...deixou a dúvida no ar...
E aí, duende? A que horas eu devo chegar na segunda? É pra eu ficar do lado de fora, esperando vc chegar e então perguntar: E aí? Já posso entrar?
Sério, vai se foder, meu querido....
Meu vizinho de baia, que me supervisiona, simplesmente disse a frase mais linda e sábia da sexta - feira: Sabe, a gente tem que tratar bem todo e qualquer novato...amanhã, o novato pode virar nosso chefe!

Chupa essa manga, carequinha...te juro que seria MUITO divertido ser sua chefe um dia...mas, quando a minha hora chegar, vou rezar muito pra vc NÃO estar na minha equipe. Tô fora de gente sem profissionalismo...
E, essa foi minha primeira saraivada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário